InícioPortalCalendárioFAQBuscarGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Estudo no Japão

Ir em baixo 
AutorMensagem
Faith Drown

MensagemAssunto: Estudo no Japão   Seg Out 12, 2009 5:19 pm

Aproveitando que está a maior confusão com o Enem e o Vestibular aqui no Brasil, vamos ver como funciona esse negócio no Japão?

No Japão, os estudos do ensino médio são muito intensos, e é o nível de preparação do aluno ao fim deste ciclo que determina o acesso dele a um ou outro estabelecimento de ensino superior. Cada universidade tem suas próprias provas de acesso, e o estudante deverá conhecer um conteúdo programático oficial que pode variar ligeiramente dependendo da faculdade escolhida. Um mesmo candidato pode prestar vestibular em mais de uma instituição, desde que as provas não sejam no mesmo dia, sob pena de ser desclassificado. Neste caso, terá de se preparar para conteúdos programáticos diferentes, mesmo que as matérias e os assuntos sejam oficiais.

Os estudantes que querem ingressar em universidades mais concorridas, com carreiras que abrem as portas do mundo acadêmico, empresaria e burocrático porque gozam de maior reconhecimento, preparam-se durante um ou dois anos em cursos chamados juku. Nos mangás, muitos protagonistas são estudantes que têm um arubaito ou trabalho temporário para pagar os estudos de preparação para o temido nyugaku shiken.

Portanto, diz-se que ,no Japão, o difícil é entrar na universidade. Uma vez lá dentro o objetivo principal está cumprido, pois, na hora do ingresso no mercado de trabalho, não importam tanto as notas ou a especialidade estudada na faculdade, mas, sim, o fato de ter estudado de ter estudado em uma universidade de maior ou menor prestígio.

Fonte:Aprenda Japonês Lendo Mangá Vol. 3.

Como vocês podem ver, lá não é tão diferente daqui. No final, o que é vale é ONDE você estudou e não O QUE você estudou. (É por isso que eu vou passar na USP! Twisted Evil )
Mas por outro lado, lá a preparação pro vestibular é mais puxada. Ou seja, lá o pessoal ralar mais pra entrar na universidade do que aqui.
Então, galera não reclamem de ter que estudar pro vestibular! 8D
Tenshin

MensagemAssunto: Re: Estudo no Japão   Seg Out 12, 2009 9:08 pm

Acho bem legal as escolas de lá, não tem muita preguiça, é bem preparatorio!
E acho que também é legal porque eles estudam pakas, mas fazem muitas coisas pra se divertirem, tipo...varios eventozinhos de esporte...coisas assim.
Pelo menos na minha escola nom tem nada!! :'(

- Porque não existem coincidências, apenas o destino... -
[HikariRPGs|Nautiljon|JaMEbr|TávolaRPG|Fan.Stay]
http://clan-hikari.blogspot.com/
Gabi.Chan

MensagemAssunto: Re: Estudo no Japão   Ter Out 13, 2009 8:19 am

Concordo que o estuda lá é mais puxado, mas acho errado que importa mais onde você estuda do que o que você sabe. O aluno pode estar em uma das melhores escolas, mas pode ser um burroo!
Faith Drown

MensagemAssunto: Re: Estudo no Japão   Ter Out 13, 2009 8:50 am

Gabi.Chan escreveu:
Concordo que o estuda lá é mais puxado, mas acho errado que importa mais onde você estuda do que o que você sabe. O aluno pode estar em uma das melhores escolas, mas pode ser um burroo!

Também acho errado, mas fazer o que? Essa é a realidade, inclusive aqui no Brasil.
Tenshin

MensagemAssunto: Re: Estudo no Japão   Ter Out 13, 2009 10:17 am

Verdade, mas para os alunos bons sempre é mais proveitoso uma escola melhor! ^-^"

Tipo, eu e minha irmã estudamos em escola publica, e somos nerds até em escolas particulares...Fomos em aulas demonstrativas da melhor escola da cidade e de outra muito famoza, e tinha muita gente lá que era pior que a gente! ¬¬"

Então...Eles estão lá mais não sabem aproveitar, eu aproveitaria muito!

- Porque não existem coincidências, apenas o destino... -
[HikariRPGs|Nautiljon|JaMEbr|TávolaRPG|Fan.Stay]
http://clan-hikari.blogspot.com/
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Estudo no Japão   

Estudo no Japão
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [Comentários] Tamashii Nations 2009 Autumn (Novidades).
» Colecção de pin's da SPEA (Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves)
» Podcast Revolution #31 - Filme - Os Guerreiros do Armagedon Parte 1
» [Discussão] Importações... Só do Japão/USA?
» Kanamara Matsuri – Festival da Fertilidade no Japão

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
 :: Cultura japonesa-
Ir para: